Mãe e filha descrevem relação que vai além de arte, cafés, aromas e sabores
11/05/2025
(Foto: Reprodução) Lara Calvo, de 31 anos, e Tânia Lodrão, de 59 anos, de Presidente Prudente (SP), contam ao g1 que cada desafio traz aprendizado e fortalece a parceria entre as duas. Lara Calvo, de 31 anos (à esquerda), e Tânia Lodrão, de 59 anos (à direita), de Presidente Prudente (SP)
Cedida
Receitas de família, ambiente acolhedor e uma parceria que vai além dos laços de sangue: foi assim que mãe e filha criaram uma cafeteria onde cada xícara de café conta uma história de amor e dedicação — a delas. Nesta reportagem especial de Dia das Mães, Lara Calvo, de 31 anos, e Tânia Lodrão, de 59 anos, dividiram com o g1 sobre a rotina que elas mantêm juntas em um estabelecimento na Vila Maristela, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Tânia e Lara contam que sempre trabalharam juntas em atividades ligadas ao artesanato. Logo, essas afinidades se tornaram uma oportunidade após a pandemia, quando decidiram empreender juntas.
“Sempre fomos uma família que gosta de receber. Definimos que faríamos as receitas da nossa casa, com um ambiente aconchegante e receitas familiares, por isso, a cafeteria representa parte da nossa personalidade”, explicam ao g1.
Para elas, a rotina começa antes da cafeteria abrir as portas e continua mesmo fora do horário de funcionamento.
“Mesmo fora do horário estamos em constante comunicação para troca de ideias e inspirações e situações do nosso cotidiano pessoal”, descreveram ao g1.
Além disso, elas disseram que têm muitas semelhanças, principalmente nos gostos, o que ajuda nos negócios, na tomada de decisão de compras e organização do ambiente de trabalho.
Elas ainda completaram que sempre trocando ideias, inspiradas por suas experiências pessoais e que a convivência, claro, exige equilíbrio.
“É sempre um desafio não misturar o pessoal com o familiar, nos esforçamos para manter os assuntos profissionais fora da esfera familiar. É um processo longo, inicialmente, é conflituoso, mas sempre conseguimos conversar e chegar a um ponto comum e saudável para a empresa”, pontuaram ao g1.
Forças complementares, laços fortalecidos
“Sempre tentamos manter a relação mãe e filha longe do negócio, porém o convívio diário se torna saudável e benéfico entre nós. Cada desafio é único, sempre tentamos não nos cobrar muito, pois cada um deles é um aprendizado. Aprendemos a juntar forças e fortalecer as habilidades de cada uma”, contaram ao g1.
Enquanto Tânia brilha no atendimento e nas vendas, Lara se destaca na gestão e no desenvolvimento de produtos. Todas decisões são tomadas em conjunto, que são pautadas pela segurança e a confiança que têm uma na outra.
“Admiro na minha mãe a capacidade de se reinventar, sua determinação e seu otimismo”, contou Lara sobre a mãe.
Para elas, cada desafio traz aprendizado e fortalece a parceria.
“O que mais admiro na minha filha é seu gosto, sua praticidade para desenvolver produtos e gerenciamento do negócio”, conclui Tânia sobre Lara.
E o resultado está no aroma do café, nas receitas caseiras e no aconchego de um negócio que carrega o melhor das duas.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.